top of page

Nota de esclarecimento 

Betim. 31 de março de 2024

A Transportadora Andrade sempre se dedicou a ter um olhar cuidadoso a respeito do tema da equidade de gênero. Sempre prezando por um relacionamento transparente com a sociedade e seus colaboradores, a empresa atende à nova legislação brasileira ao divulgar o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, previsto na Lei nº 14.611/2023, neste domingo (31.03), seguindo o formato estabelecido pelo Ministério das Mulheres e Ministério do Trabalho e Emprego.

As leis devem servir de impulso para gerar realidades positivas e igualitárias que subtraiam todas as formas de injustiça, incluindo as desigualdades de gênero ou cor/raça dentro do mercado de trabalho. Entretanto, apesar das intenções retas da nova lei, as métricas escolhidas não oferecem uma fotografia fidedigna da nossa companhia.

A metodologia dos Relatório está baseada na CBO, Classificação Brasileira de Ocupações, e no agrupamento de cargos, organizados por “Grandes Grupos de Ocupações”. A Lei nº 14.611/2023, por sua vez, propõe a comparação entre os salários pagos para realização de trabalho de igual valor, ao passo que o Relatório agrega diferentes tipos de cargos, sem distinção de natureza da função, área de atuação, tempo de empresa, tempo na função, produtividade, perfeição técnica, tampouco níveis hierárquicos. Dessa forma, é perceptível que o Relatório oferecem análises comparativas de salários e cargos que, na verdade, não são comparáveis.

Medir a nossa realidade através das métricas atualmente propostas, não reflete os esforços que vêm sendo empreendidos há muitos anos, durante todas as gerações que compuseram nossa empresa.

Ao longo de nossa história tivemos grandes mulheres, com posição de destaque em nossa companhia a se destacar as gestoras das 3 gerações de nossa família. M.J, M.M. e M.C. Andrade, todas grande exemplo de mulheres, gestoras e defensoras das pautas de igualdade de gênero ou cor/raça. 

Atualmente 70% dos nossos colaboradores são motoristas de veículos pesados, que possuem maior faixa salarial da empresa e devido ao mercado atual de motoristas ( 96,6% dos motoristas de veículos pesados são homens, sendo apenas 3,4% mulheres - Senatran), possuímos ainda poucas mulheres nesta profissão. 

Entretanto não medimos esforços para garantir melhor equilíbrio deste número, oferecendo vagas inclusivas em nossos processos seletivos. 

Acreditamos na igualdade e não possuímos diferença salarial para mesmo cargo, independente de gênero ou cor/raça. Para os próximos meses estaremos investindo pesado em programas de contratação, inclusão e promoção de mulheres em todos os cargos da companhia, além de promover bem estar, saúde e crescimento de todos os seus colaboradores

Relatório

Relatório de Transparência Salarial 1º semestre 2024_page-0001.jpg

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial

bottom of page